Links

Acesse nesta seção instituições e redes de pesquisa e difusão sobre a Economia Solidária.

Agencia de Desenvolvimento Solidário – ADS

A ADS é uma asssociação sem fins lucrativos, criada em 1999 por três instituições: Central Única dos Trabalhadores (CUT), Rede Unitrabalho e Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Sócio Econômicos (DIEESE), com base nas discussões acerca das transformações no mundo do trabalho e das alternativas de geração de trabalho e renda. Na página é possível encontar informações completas sobre a ADS, como seus objetivos, princípios e ações, além de publicações e indicações de links relacionados ao tema.

Associação Brasileira de Pesquisadores de Economia Solidária  – ABPES

A Associação Brasileira de Pesquisadores de Economia Solidária (ABPES) é uma organização civil sem fins lucrativos, formada por pessoas que se definem como investigadoras desta temática. A ABPES tem caráter interdisciplinar, integrando profissionais que realizam pesquisas abrangendo questões como autogestão, cooperativismo, democracia direta e desenvolvimento local. As diretrizes e objetivos da ABPES constam da Síntese de Propostas, aprovada em sua Assembleia de fundação.

Camp

O Camp é um Centro de Educação Popular que há 20 anos organiza trabalhadores urbanos e rurais, auxilia na qualificação das suas lutas e capacita lideranças e dirigentes. Seu objetivo é uma sociedade civil ativa, que construa sua cidadania por meio de organizações autônomas e democráticas. Seu trabalho busca assegurar às classes populares o poder de governarem seu destino em um Estado democrático, com participação e controle popular. A sua prática busca qualidade de vida para o povo brasileiro, distribuição da renda e do poder e aconstrução de uma sociedade mais justa e fraterna.

Centro de Estudos Sociais – CES – Coimbra, Portugal

O Centro de Estudos Sociais (CES), criado em 1978 na Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra, é uma instituição científica vocacionada para a investigação na área das ciências sociais. Dirigido desde a sua fundação pelo Professor Doutor Boaventura de Sousa Santos, o CES conta hoje com 80 investigadores, 19 investigadores associados e 40 investigadores juniores. Muitos dos investigadores desenvolvem a sua actividade a tempo inteiro no Centro, combinando os restantes a investigação com a docência (maioritariamente nas Faculdades de Economia e Letras) ou com outras actividades profissionais.
Entre o seu corpo de investigadores encontram-se sociólogos, economistas, juristas, antropólogos, especialistas das áreas da educação, da literatura e da cultura, geógrafos, arquitectos, historiadores e médicos.

EMES

The EMES Network owes its name to its first research programme, on ” the emergence of social enterprises in Europe “. More  generally, it studies socio-economic entities that, while increasingly important in Europe and elsewhere, are still poorly understood. The terms designating these entities include, amongst others: the third sector, the social economy, the civil and solidarity-based economy (” économie solidaire “), the non-profit sector, voluntary organisations and social enterprises.

FASE – Federação de Órgãos para Assistência Social e Educacional

Desde a sua criação, em 1961, A FASE já atuou nas mais diversas frentes: trabalho social de base, capacitação, organização e incentivo à participação popular, pesquisas e discussão de políticas públicas e trabalhistas. Hoje o trabalho da entidade se estrutura em três áreas: (a) Meio ambiente e Desenvolvimento; (b) Trabalho e Renda; (c) Cidadania, Políticas Públicas e Questões Urbanas. O site apresenta uma apresentação completa da entidade, seus parceiros e suas publicações, além de outras informações.

Fórum Brasileiro de Economia Solidária – FBES

O site contém notícias do mundo da Economia Solidária, além de textos, artigos, teses e publicações próprias sobre os assuntos ligados ao tema. O leitor também poderá encontrar contatos relacionados aos Fóruns Locais e Estaduais de Economia Solidária. O FBES foi criado em 2001 a partir Fórum Social Mundial, inicialmente como GT Brasileiro de Economia Solidária. Em 2003 é formalizado então como Fórum Brasileiro de Economia Solidária, sendo um instrumento do movimento para articulação e incidência política, afim de avançar a economia solidária no país. Hoje o FBES se capilariza em mais
3.000 empreendimentos de economia solidária, 500 entidades de assessoria, 12 Governos Estaduais e 200 municípios pela Rede de Gestores em Economia Solidária.

IHU

O Instituto Humanitas Unisinos – IHU desenvolve projetos e atividades relacionadas à ética, cultura, cidadania, trabalho, solidariedade, sustentabilidade e teologia pública. No site do IHU há informações sobre o que é o Instituto, as atividades que promove, a versão eletrônica do boletim semanal IHU On-Line e suas edições anteriores, assim como as notícias dos principais jornais do mundo atualizadas diariamente.

Institut Karl Polanyi

The Karl Polanyi Institute of Political Economy was established in the spring of 1987 with the help of a seed grant from the Walter and Duncan Gordon Foundation (Toronto), and is located at The School of Community and Public Affairs, Concordia University, Montreal. The initiative for the creation of the institute arose in response to both a growing interest in the life and work of Karl Polanyi and in the hope that such an Institute would provide a link between scholars who increasingly recognize the significant contribution of Polanyi to problems of contemporary society – East and West – industrialized and non-industrialized.

International Society for Third-Sector Research – ISTR

A ISTR é uma associação internacional que visa promover a pesquisa e a educação nos campos relacionados à filantropia e às instituições sem fins lucrativos. O site da instituição traz uma série de seções, com informações para tornar-se membro da associação, sobre as redes regionais da ISTR em todo o mundo, relatos sobre as conferências internacionais realizadas (com possibilidade de acesso a alguns dos papers apresentados), calendário de conferências futuras e resumos dos textos publicados nos periódicos da entidade. Pelo site pode-se também cadastrar-se em uma lista de discussão, via correio eletrônico, sobre o Terceiro Setor.

Redes de Colaboração Solidária

O site faz parte de um projeto que visa apoiar a implantação de Redes de Colaboração Solidária Locais, pretendendo assim promover sucessivos movimentos de agregação e constituir redes de maior abrangência. Contém informações sobre as ações realizadas pelo projeto, experiências alternativas conhecidas, o desenvolvimento de um software gratuito para gerenciamento de informações nas redes, além de listas de mensagens por correio eletrônico, sala de confererências on-line, diversos links para sites relacionados e uma lista de bibliografia sobre o tema.

RILESS – Red de Investigadores Latinoamericanos de Economia Social y Solidaria

A Red tem como hipótese e fundamento a afirmação de que um outro mundo é possível e que sua construção requer o desenvolvimento de uma economia alternativa. É um projeto conjunto da Maestría en Economía Social (MAES) e URBARED, do Instituto del Conurbano da Universidad Nacional de General Sarmiento (UNGS) – Argentina, do Grupo de Pesquisa sobre Economia Solidária da Cátedra UNESCO/UNISINOS – Brasil e do Programa de Posgraduação em Economia Social (PES)/FLACSO-Ecuador. Através da URBARED está associado ao projeto também o Instituto de Pesquisas Sociais da Universidad Nacional Autónoma do México (UNAM).

RITS – Rede de Informações para oTerceiro Setor
A RITS é um sistema de informação, capacitação e apoio em tecnologias de informação e comunicação, destinado às organizações sem fins lucrativos da sociedade civil. O site oferece uma série de de serviços on-line.

Unitrabalho – Rede Interuniversitária de Estudos e Pesquisas Sobre o Trabalho

A Unitrabalho reúne 78 universidades brasileiras, com o objetivo de criar uma cooperação permanente com o Mundo do Trabalho. O site da Unitrabalho apresenta os projetos a ela vinculados, além de notícias e links relacionados ao Trabalho.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: