Contato
Universidade do Vale do Rio dos Sinos – Programa de Pós-Graduação em Sociologia
Grupo de Pesquisa em Economia Solidária e Cooperativa
Av. Unisinos, 950 – São Leopoldo – Rio Grande do Sul
Tel.: (51) 3591-1122 Ramal 2193 – E-mail: ecosol@unisinos.br
O Grupo de Pesquisa em Economia Solidária e Cooperativa da Unisinos foi criado em 1999, integrando o Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais – PPGCS. O website Ecosol foi criado em 2000, com o objetivo de divulgar bibliografia, publicar resultados de pesquisa e anunciar eventos e atividades de interesse.
Em 2009 ocorreu a implantação do Centro de Formação em Economia Solidária da Região Sul – CFES-Sul, de responsabilidade da Unisinos e sob liderança dos integrantes do Grupo de Pesquisa. O Centro constitui uma nova frente de trabalho da Universidade na Economia Solidária, associando o PPGCS a outros Programas de Pós-Graduação da Unisinos, além de diversas instituições de ensino e organizações atuantes nesse campo.
Uma produção bibliográfica de destaque, fruto das parcerias nacionais e internacionais do Grupo de Pesquisa, foi o Dicionário Internacional da Outra Economia (Coimbra: Almedina, 2009), co-organizado por Luiz Inácio Gaiger, Antônio Cattani (UFRGS), Jean-Louis Laville (CNAM, Paris) e Pedro Hespanha (CES, Coimbra)
Com grande repercussão, o Dicionário teve lançamentos sucessivos no Brasil, em Portugal, na Argentina e em Moçambique. Uma segunda publicação de destaque é a revista semestral on line Otra Economía, auspiciada pela Rede Latino-americana de Investigadores em Economia Social e Solidária – RILESS e co-dirigida por Luiz Inácio Gaiger e José Luis Coraggio (UNGS, Argentina).
No triênio 2010-2012, o Grupo de Pesquisa direcionou suas pesquisas: a) à análise das interações sociais travadas no interior dos empreendimentos de economia solidária, com ênfase na compreensão das raízes socioculturais de tais grupos e nas transformações advindas dos novos processos de subjetivação; b) ao exame dos processos formativos existentes na Economia Solidária, tendo como objeto empírico as práticas dos Centros de Formação em Economia Solidária (CFES); d) à discussão da agenda de pesquisa em Economia Solidária e de seus pressupostos epistemológicos e teóricos; d) à comparação entre as configuração da Economia Solidária no Sul e no Norte, especialmente do ponto de vista do enraizamento histórico e da gênese de tais experiências; e) à avaliação das estratégias, forças e fraquezas do cooperativismo diante do novo contexto de globalização econômica.
A inserção internacional do Grupo foi ponto de destaque em 2012. Em primeiro lugar, ao ter assumido a direção e administração do website da RILESS – Red de Investigadores Latinoamericanos de Economía Social y Solidaria; o site foi inteiramente reformado, contando agora com dispositivos de contato via internet de última geração e agregando a produção textual e visual dos pesquisadores filiados, entre outras novidades. O Grupo igualmente assumiu a condução da Revista Otra Economía, vinculada à RILESS, inserindo-a no sistema de periódicos científicos da Unisinos, concebido estritamente de acordo com as normas de recepção, avaliação e publicação de artigos adotadas pela comunidade científica e, em particular, pela CAPES.
Grupo de Pesquisa em Economia Solidária e Cooperativa – 2012
Linha de Pesquisa: Trabalho, cooperação e solidariedade
Coordenadores: Luiz Inácio Germany Gaiger e Marília Veríssimo Veronese
Pesquisadores associados do PPGCS: Adriane Vieira Ferrarini, Jorge Renato de Souza Verschoore Filho, Jose Odelso Schneider e Patrícia Kuyven
Professores colaboradores de outras Instituições: Charmain Levy (UQO/Canadá), Jean-Louis Laville (CNAM/Paris), José Luis Coraggio (UNGS/Argentina) e Pedro Hespanha (CES/Portugal)
Parceiros internacionais: Profa. Charmain Levy, da Université du Québec en Outauais (Ottawa); Prof. Jean-Louis Laville, do Conservatoire National des Arts et Métiers (CNAM, Paris); Prof. José Luis Coraggio, da Universidad Nacional de General Sarmiento (Argentina); o Prof. Pedro Hespanha, do Centro de Estudos Sociais (CES, Coimbra).