Álbum digital “As faces da Economia Solidária no Brasil”

Foi lançado, na última quarta-feria, dia 30 de julho, o livro de fotografias “As faces da Economia Solidária no Brasil”. O álbum, disponível em versão digital, foi criado pelo Grupo de Pesquisa em Economia Solidária e Cooperativa (Grupo Ecosol), vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais da Universidade do Vale do Rio dos Sinos.

O álbum é resultado de registros fotográficos realizados por mais de sessenta entrevistadores que participaram de uma pesquisa amostral sobre as sócias e os sócios de empreendimentos econômicos solidários, realizada em 2013 nas cinco Regiões do país. A pesquisa faz parte do Projeto SIES, cuja finalidade é aprofundar o conhecimento sobre o perfil dos integrantes de empreendimentos econômicos solidários.

O coordenador do Projeto, professor Luiz Inácio Gaiger, ressaltou a importância dessa pesquisa e a elaboração do livro de fotografias. “Graças à excepcional disposição dos entrevistadores e à boa-vontade e acolhida dos entrevistados, homens e mulheres que fazem a Economia Solidária acontecer, conseguimos realizar uma pesquisa inédita no Brasil, visitando as paragens mais distantes, os lugares mais recônditos do nosso território. Com isso, captamos a realidade, a voz e os rostos de pessoas que fazem da solidariedade seu meio de vida e sua força de perseverança”.

O Projeto SIES, desenvolvido pelo Grupo Ecosol, em convênio com a Secretaria Nacional de Economia Solidária (SENAES), teve como um de seus objetivos, além da ampliação do Sistema de Informações em Economia Solidária (SIES), através da pesquisa amostral, a análise de consistência da base de dados do Segundo Mapeamento Nacional de Economia Solidária.

O Projeto SIES resultou em vários outros produtos que contribuem para disseminação dos resultados dessas pesquisas. Como o Atlas Digital, que revela informações do SIES de forma rápida e dinâmica. Em breve, será publicado um livro, já em fase de finalização, sobre esses novos dados da Economia Solidária no Brasil.

Capa-lbum

Alegre-se conosco, acesse o link e conheça o álbum: http://sies.ecosol.org.br/album

Acesse o Atlas Digital: http://sies.ecosol.org.br/atlas

Acesse o portal do Projeto SIES: http://sies.ecosol.org.br/

Anúncios

Uma consideração sobre “Álbum digital “As faces da Economia Solidária no Brasil””

  1. Amei encontrar tudo isso sobre economia solidaria. Parabens ao pessoal do projeto. Trabalho a disciplina de Eixo Tmático Terra, Vida e Trabalho no ensino médio na educação do campo (rede estadual), zona rural em Bodoquena MS e estou apresentando aos alunos o que é a economia solidaria mas também sei muito pouco sobre o assunto e se vocês pudessem me mandar qualquer material eu agradeceria muito e receberia com muito prazer para apresentar aos meus alunos e falar do trabalho de vocês,. Semana passada, lemos opiniões do professor Gaiger sobre economia solidária. Abraços.Meu e-mail é flaviasoaresletras@outlook.com

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s